Criadouro Cantando e Encantando - Canto Paracambi

Boa noite! Seja bem vindo. Sexta-feira, 24 de novembro de 2017.
Criadouro Cantando e Encantando - Canto Paracambi
 


Higiene – Tudo começa aqui


     É um dos aspectos mais importantes a ser considerado na criação de pássaros. A higiene será sempre o melhor remédio contra qualquer doença.

     Muitos dos agentes etiológicos das doenças são eliminados pelas fezes. Se as aves tiverem contato com eles, pode-se formar um ciclo que alimentará a infecção do exemplar ou a propagará para os pássaros saudáveis. O exposto acima, valoriza a utilização de gaiolas com grade no fundo, que impedem o contato do pássaro com a bandeja.

     Colocar areia no fundo da gaiola, bem lavada e seca ao sol, é recomendável, mais torna-se impraticável no caso de um grande número de gaiolas. Neste caso, será melhor usar qualquer tipo de papel absorvente para eliminar a umidade das fezes. O jornal também poderá ser utilizado desde que seja trocado todos os dias. Pode-se colocar 7 folhas de jornal, uma sobre a outra e a cada dia retirar uma até completar a semana. Devemos estar sempre alerta para pássaros que por algum motivo venham a comer pedaços da folha do jornal, pois na tinta encontramos vários materiais tóxicos, nestes casos devemos utilizar outro tipo de papel.

     Os comedouros usados com alimentos secos devem ser lavados periodicamente, pois com o tempo acumulam poeira e restos de sementes e rações, o que provocará a formação de bolor. Outra medida aconselhável é uma vez por semana retirar toda comida do comedouro, peneirando-a para eliminar as quireras e evitar a criação de larvas. Verduras e alimentos que contenham ovo precisão ser trocados diariamente.

     A água deve ser trocada todos os dias para evitar que fique suja e permita o aparecimento de germes e fungos que serão nocivos à saúde dos pássaros.

     Coloque banheiras duas ou três vezes por semana e se possível retire-as logo após o banho para que as aves não bebam água suja. Na época da reprodução será necessário colocar as banheiras, principalmente, nos dias perto da eclosão, pois as fêmeas necessitam tomar banho para umedecer os ovos.

     Nos bebedouros a limpeza deve ser feita diariamente. Utiliza uma escova (de dente) que alcance todos os cantos dos bebedouros e lave-os sob água corrente.

      Para uma desinfecção mais segura, use uma solução com Cloro , Lisofórmio ou ainda de amônia quaternária (desinfetantes leitosos). A proporção deve ser respeitada de acordo com o produto. No caso da amônia quaternária , dilua 5 ml dessa solução (mais ou menos 2 colheres das de café) em 1 litro de água e mergulhe os recipientes nesse líquido. Antes de colocar os bebedouros novamente nas gaiolas, dê-lhes uma boa lavada em água corrente.A mesma técnica pode ser usada com todos os utensílios do criadouro e das gaiolas.

     Para a desinfecção dos bebedouros e comedouros , no Criadouro Cantando e Encantando usarmos Cloro líquido na base de uma colher de sopa por 5 litros de água, solução na qual o material deve ser submerso por 3 horas. Nas gaiolas de arame , as grades devem ser limpas com uma escova de aço (ou plástico bem resistente), água e sabão que pode ser de coco. A esterilização de gaiolas deve ser feita a cada 6 meses para eliminar doenças, principalmente a Coccideose , que só sai a uma temperatura de 150º. Nas gaiolas de madeira , podemos utilizar o produto Kilol-L , que também usamos na limpeza do chão e paredes do criadouro, diluído conforme indicação no produto.

 

           Aparelho RespiratórioContinuação.

 

  Rio de Janeiro - Brasil © Nov/2007 by Sérgio Loureiro

 

 
Criadouro Cantando e Encantando - Canto Paracambi
 
 
 
 
 
Seu Parceiro Na Criação
 
Sexagem em Aves
 
Anilhas CAPRI
 
COBRAP
 
FEEPAERJ
 
Cria Plus.Net
Cantando e Encantando - Canto Paracambi | Rio de Janeiro - Brasil © Set/2007 by Sérgio Loureiro | Atualização Set/2012 by ML Family| Todos os Direitos Reservados.