Criadouro Cantando e Encantando - Canto Paracambi

Boa noite! Seja bem vindo. Sexta-feira, 24 de novembro de 2017.
Criadouro Cantando e Encantando - Canto Paracambi
 


Paracambi - O Canto

O Canto Paracambi



   O canto Paracambi originário da cidade de Paracambi no interior do Rio de Janeiro é o canto mais bonito do Brasil, segundo afirmam seus admiradores. É, ou melhor, era muito comum nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

   Muitos curiozeiros fizeram longas viagens ao criatório do Mestre Marcílio, em Matias Barbosa – MG, na tentativa de obterem o melhor exemplar de Paracambi da época, evidenciando o belo canto do pássaro. Muitas vezes, o canto Paracambi foi confundido com o próprio pássaro.

   Esse canto tornou-se famoso pelo desempenho inesquecível de pássaros da estirpe de Rompe Nuvem, Carijó, Caboclo, Coroado e muitos outros. A diferença básica entre os cantos dos pássaros acima descritos reside, principalmente, no andamento do canto, tendo todos eles a mesma melodia. Aliás, se não fosse a iniciativa pioneira dos proprietários destes pássaros grandiosos com relação à reprodução de seus cantos em fitas e CDs, hoje já não mais haveria um curió sequer cantando o Paracambi.

   O canto Paracambi São José, originário da região de São José, zona rural de Paracambi, já foi sinônimo do mais belo canto que a natureza poderia produzir.

   Quando os curiós viviam em estado selvagem – situação que hoje praticamente só existe em algumas regiões do Norte e Nordeste – o canto se manteve de geração após geração. Por iniciativa dos verdadeiros amantes desses pássaros, começou-se a sua criação em ambiente doméstico. Para formar os cantos dos filhotes, os criadores os deixavam ouvindo os cantos gravados em fitas cassete ou em CDs, como se fossem o pai e os tios dos mesmos cantando livres na natureza.

   Os criadores paulistas, por serem mais organizados, saíram na frente e impuseram ao país o chamado canto Praia Grande, originário do litoral de São Paulo, que logo se tornou padrão nacional. Na verdade, o canto Praia se tornou uma grande indústria, que por pouco não engoliu os diversos cantos regionais, que só não desapareceram graças à paixão de dedicados criadores regionais.

   Em torneios, o canto de curió Paracambi tem como padrão cantar pelo menos dez notas, podendo ainda o pássaro emitir doze notas sem prejuízo para o julgamento e o seqüencial das notas deve seguir o sonograma padrão que são:

  • Entrada de Canto: ti – tui – tuil – tié – tié – tiu – tam – tiam
  • Módulo de repetição: tuil – tié – tió – tió / tuil – tié – tié – tiu - tam – tiam

   Para alcançar a nota total do juiz, leva-se em consideração a voz, a melodia e a harmonia: o número de notas, 10 ou acima; entrada de canto longa e definida; por emitir pelo menos dois cantos, um de entrada e um outro de arremate; pelo andamento moderado; e pelo seqüencial das notas seguidas pelo sonograma padrão. (Ver em www.cobrap.org.br)

  Rio de Janeiro - Brasil © Set/2007 by Sérgio Loureiro

 

 
Criadouro Cantando e Encantando - Canto Paracambi
 
 
 
 
 
Seu Parceiro Na Criação
 
Sexagem em Aves
 
Anilhas CAPRI
 
COBRAP
 
FEEPAERJ
 
Cria Plus.Net
Cantando e Encantando - Canto Paracambi | Rio de Janeiro - Brasil © Set/2007 by Sérgio Loureiro | Atualização Set/2012 by ML Family| Todos os Direitos Reservados.