DRC – Doença Respiratória Crônica

     A doença respiratória crônica é muito semelhante à coriza. Relativamente comum em galinhas, ocorre também em vários tipos de pássaros.

Sintomas :
     Dificuldade respiratória (as aves, geralmente, apresentam ruídos respiratórios de inspiração e expiração e movimentos respiratórios associados ao movimento da cauda em pêndulo) , rouquidão, perda da voz, perda de notas, tons corretos do canto, espirros, corrimento nasal e ocular. A evolução da doença é bem lenta, o pássaro vai enfraquecendo aos poucos, o que permite o aparecimento de outras enfermidades como exemplo a Candidíase (sapinho). O diagnóstico correto só pode ser feito em laboratório, pela análise do corrimento nasal .

Causas:
     A doença respiratória crônica é causada por organismos semelhantes aos vírus chamado Mycoplasma ( Mycoplasma gallisepticum e Mycoplasma synovei ). O Mycoplasma é o agente primário da doença. Os sintomas agudos ocorrem a partir da contaminação secundária de bactérias, por exemplo, Escherichia coli . A transmissão é provavelmente pelo ar, especialmente em ambientes úmidos .

Tratamento :
     Bons resultados foram conseguidos com Tylan mais a cura é difícil. Outros medicamentos utilizados são o Tylotrat SM e Terramicina Pó Solúvel com Antigerm 77.
           Fonte: Animais de Estimação – Pássaros – JBIG
                       Artigo encontrado na internet da Dra. Stella Maris Benez – Médica Veterinária

 

  Rio de Janeiro - Brasil © Nov/2007 by Sérgio Loureiro