Peito Seco

     O “Peito Seco” é a manifestação de desnutrição nas aves, devido à queda do consumo alimentar ou não ingestão (ou assimilação) de nutrientes. É conseqüência de mudança brusca da temperatura ou exposição excessiva ao calor ou frio, na maioria das vezes, devido ao transporte das aves para outro ambiente.
     Chama-se “Peito Seco” pelo fato do osso da quilha tornar-se evidente e os músculos peitorais se atrofiarem. Em alguns casos há alteração da coloração do peito para roxo ou vermelho escuro, devido ao aumento da permeabilidade capilar.
     Aqui, gostaria de deixar um relato do que passei quando adicionei duas fêmeas ao plantel. Durante o período de quarentena, observei que uma delas estava “embolada” (penas arrepiadas), olhos meio fechados e comia sem parar, ficando diretamente no cocho. Consultei o criador de origem que me aconselhou uma veterinária de sua confiança, então deixei a mesma aos seus cuidados. Infelizmente, a ave veio a falecer.
     Enquanto isso, a segunda fêmea apresentava o mesmo sintoma. Consultando a literatura, encontramos o sintoma do peito seco e uma pergunta, o que estava provocando o sintoma? Possivelmente Coccideose , mais não apresentava diarréia. (????).
     Comecei a pesquisar os medicamentos na internet e achei o Penavit Plus que casava com os sintomas apresentados pela ave e fortifiquei o tratamento com Hidrovit para ajudar na hidratação.
     Felizmente a ave já estava em perfeitas condições após dois dias de medicação, mais continuei com o medicamento por cinco dias, que é o recomendado. Na temporada passada, conseguimos tirar filhotes com essa fêmea.

 

  Rio de Janeiro - Brasil © Nov/2007 by Sérgio Loureiro