Verminose

     De maneira geral, os vermes podem ser encontrados em todas as aves. Aquelas que têm maior contato com o chão e são mantidas em viveiros estão mais sujeitas às infestações.
      São vários os tipos de vermes, variando também o modo de disseminação. O mais importante, como prevenção, é a higiene rigorosa tanto das gaiolas como dos viveiros. Os vermes não atacam somente o aparelho digestivo, mas também o aparelho reprodutor, e podem prejudicar a postura e o aparelho respiratório.

Sintomas :
     Os sintomas nem sempre são bastante claros, mas geralmente deve-se suspeitar de verminose quando os pássaros mantêm-se muito parados, tristonhos, apresentam fraqueza, anemia, perda de peso. Por vezes há ocorrência de diarréia.

Tratamento :
     Depende do tipo de verme. A identificação correta deve ser feita em laboratório através do exame de fezes. As drogas são específicas para cada tipo de verme.
     Nas lojas especializadas, encontramos o Avitrin Vermífugo e o Vermiaves , mais como dito acima, as drogas são específicas para cada tipo de verme.
           Fonte: Animais de Estimação – Pássaros – JBIG

 

  Rio de Janeiro - Brasil © Nov/2007 by Sérgio Loureiro